segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Av 1 - Comunicação e Linguagem

Av 1 - Comunicação e Linguagem


Questão 1:
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas propostas.
( ) O autor compõe um texto humorístico explorando a incongruência, a incompatibilidade entre a imagem de Hagar acorrentado, imobilizado (não-verbal) e as falas do seu carcereiro (verbal).
( ) No segundo quadrinho, a linguagem verbal expressa um conselho dado a Hagar pelo carcereiro.
( ) "Portanto" introduz, no segundo quadrinho, a conclusão de um raciocínio baseado na certeza de que Hagar terá sua pena abrandada por bom comportamento. A sequência correta é:

 Alternativas
1 - V - F - V.
 2 - F - V - F.
3 - V - V - F.
4 - F - F - V.
5 - V - F - F.
Sua resposta 3 - V - V - F. 

Questão 2:
Embora haja em nossa sociedade uma atitude que rechace o preconceito, ele ainda está presente, de forma subjacente ou explícita, em muitas de nossas práticas sociais. Observe o sentido da palavra “preconceito” adaptado do verbete encontrado no dicionário Houaiss: PRECONCEITO • Opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico. Opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão. • Sentimento ou parecer insensato, esp. de natureza hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância; estereótipo (’padrão fixo’, ‘ideia ou convicção’) . Ex.: preconceito contra um grupo religioso, nacional ou racial; preconceito racial. • Conjunto de tais atitudes. Ex.: combater o preconceito. • Locuções: preconceito linguístico (para a Linguística): qualquer crença sem fundamento científico acerca das línguas e de seus usuários, como, p.ex., a crença de que existem línguas desenvolvidas e línguas primitivas, ou de que só a língua das classes cultas possui gramática, ou de que os povos indígenas da África e da América não possuem línguas, apenas dialetos. • Sinônimos: prevenção; crendice, superstição; convenção, formalismo, inclinação, prejuízo. Baseando-se no dicionário, assinale a alternativa correta.
 Alternativas
1 - A palavra “preconceito” tem um sentido sempre negativo ao contrário de seu sinônimo “discriminação”, o qual pode não apresentar essa pejoração, como em: “A nota fiscal fazia a discriminação de todas as mercadorias que ele comprou.”
2 - Os sinônimos são palavras de sentido igual que podem ser cambiadas entre si sem prejuízo de sentido em quaisquer contextos, conforme notamos na relação dada pelo dicionário.
3 - Na frase “ele adora aqueles queijos só porque são uruguaios”, segundo o dicionário, está definido um preconceito sobre esse produto do país latino.
4 - A ideia de que um idioma como o inglês tenha um sistema mais evoluído do que o de uma língua indígena é um exemplo de preconceito comprovado pela ciência linguística. 5 - O preconceito revela apenas um juízo de valor formado a priori, sendo menos grave do que a discriminação, uma vez que discriminar abrange um ato hostil.

Sua resposta 4 - A ideia de que um idioma como o inglês tenha um sistema mais evoluído do que o de uma língua indígena é um exemplo de preconceito comprovado pela ciência linguística. 



Questão 3: 
 “Considerando a enorme e inegável importância que a escrita tem nos povos e civilizações ‘letradas’, continuamos povos orais.” A partir deste entendimento assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa: “A oralidade…”
 Alternativas
1 - nunca desaparecerá e sempre será, ao lado da escrita, o grande meio de expressão e de atividade comunicativa.
2 - enquanto prática social é inerente ao ser humano e não será substituída por nenhuma outra tecnologia.
 3 - será sempre a porta da iniciação à racionalidade e fator de identidade social, regional, grupal dos indivíduos.
 4 - deve ser trabalhada pela escola, mostrando as diferenças e semelhanças entre as duas modalidades linguísticas, a fala e a escrita.
5 - elimina a necessidade de se trabalharem em sala de aula os estudos gramaticais.
Sua resposta 5 - elimina a necessidade de se trabalharem em sala de aula os estudos gramaticais. 

Questão 4: 
Texto para as questões 4 e 5 No início do mês o Instituto Vox Populi foi às ruas para saber o que a população pensa sobre os medicamentos genéricos. Colheu uma revelação surpreendente: 80% dos entrevistados já incorporaram essa alternativa a seus hábitos de consumo. Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos. O ministro da Saúde, José Serra, obteve a melhor avaliação entre toda a equipe de FHC, com percentuais capazes de causar inveja ao presidente. Os genéricos estão abrindo as portas do mercado para uma população que há anos era mantida à margem. Os medicamentos sem marca aprovados pela Vigilância Sanitária somam hoje 115 tipos e estão chegando às farmácias a preços, em média, 30% mais baratos. Tamanha revolução foi ajudada pelos holofotes acesos pela CPI dos Medicamentos, que acabou inibindo um novo boicote dos laboratórios multinacionais bem-sucedidos na sua primeira investida, ainda em 1993. No ritmo desta verdadeira revolução, a indústria nacional disparou gordos investimentos. Hoje, entre os fabricantes de remédios já aprovados, apenas um é de origem estrangeira. Com tantos êxitos, os genéricos estão se tornando uma unanimidade nacional. (JB, 19/08/00) O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:
 Alternativas
1 - “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
2 - “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
3 - “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado”
 4 - “A indústria disparou gordos investimentos.”
5 - “Colheu uma revelação surpreendente.”
  Sua resposta 2 - “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”

Questão 5: 
 Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:
 Alternativas
2 - O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
3 - “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
 4 - “Os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
5 - “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ”
6 - “Evidentemente, as transformações serão mais rápidas.”
 Sua resposta 3 - “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”

2 comentários: