terça-feira, 16 de outubro de 2012
Av 3 - Comunicação e Linguagem
Questão 1:
Os trechos abaixo compõem a notícia “Professores do Paraná são selecionados para conhecer o Centro Europeu de Física Nuclear”, mas estão desordenados. Leia-os atentamente e ordene-os.
( ) Marcelo Estevam, um dos 30 escolhidos para conhecer o Cern, é pós-doutor em Física e graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina. Ele dá aulas para o ensino médio e superior no Instituto Federal do Paraná, em Londrina. “Lá [no Cern] é o lugar onde você vai unir Física e Engenharia para fazer aplicações no mundo real.”. “Todo o conhecimento que adquirirmos durante a visita, passaremos aos nossos alunos”, explica o professor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, em Cornélio Procópio, Ivo Aparecido Goulart. Estevam revela que é um compromisso assumido pelos 30 professores selecionados para o programa que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Física. “Faremos um projeto após a viagem e o que será feito com esse conhecimento e como isso vai ser repassado aos estudantes.” O projeto é todo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
( ) Mas ao contrário de uma visita turística, quem vai lá, como é o caso dos dois professores do Norte do Estado, passa por uma maratona de palestras e discussões a respeito das pesquisas que são desenvolvidas no Centro. Além deles, outros 28 professores da rede pública estadual e federal de todo o País partirão em viagem para conhecer o lugar.
( ) Dois professores da rede pública, um de Londrina e outro de Cornélio Procópio, deverão embarcar no próximo dia 22 de agosto rumo à Genebra, na Suíça. Do outro lado do Atlântico, conhecerão o Centro Europeu de Física Nuclear (Cern, na sigla em inglês). O laboratório é o mais conceituado no mundo e uma espécie de Disney para os pesquisadores. “É um sonho para quem é da área”, confessa o professor Nilson Marcos Dias Garcia, que coordena a “missão.”
( ) A expectativa este ano é grande, especialmente por conta da descoberta de uma nova partícula que, segundo especula-se, pode se tratar do bóson de Higgs - responsável por dar massa à matéria expelida pelo Big Bang e que permitiu o surgimento de tudo o que existe no cosmos.
A ordem correta dos parágrafos do texto é:
Alternativas:
1 - 3º, 4º, 1º, 2º
2 - 3º, 1º, 2º, 4º
3 - 2º, 3º, 1º, 4º
4 - 4º, 2º, 1º, 3º
5 - 1º, 2º, 4º, 3º
Sua resposta:
4 - 4º, 2º, 1º, 3º
Questão 2:
Assinale a opção correta acerca do conceito de língua:
Alternativas:
1 - Código não-verbal utilizado para elaboração e compreensão de mensagens que objetivam veicular sentimentos, emoções e julgamentos.
2 - Sistema de comunicação usado por humanos e animais que se caracteriza pela elaboração e transmissão de informações.
3 - Conjunto de signos, frutos de convenções necessárias, adotados por um grupo social, para permitir o exercício da linguagem.
4 - Traços linguísticos sistemáticos no discurso individual que podem, por serem exclusivamente individuais, divergir da norma.
5 - Código não-verbal em que ocorre o fenômeno da variação linguística.
Sua resposta:
3 - Conjunto de signos, frutos de convenções necessárias, adotados por um grupo social, para permitir o exercício da linguagem.
Questão 3:
Ao utilizar em sala de aula charges, histórias em quadrinhos, pinturas e outros recursos visuais aliados à escrita, o professor tem por objetivo trabalhar as linguagens:
Alternativas:
1 - Denotativa e conotativa.
2 - Verbal e não verbal.
3 - Popular e regional.
4 - Formal e informal.
5 - Coloquial e técnica.
Sua resposta:
2 - Verbal e não verbal.
Questão 4:
“Nem todos os integrantes de uma sociedade têm acesso a todas as variedades e muito menos a todos os conteúdos referenciais. Somente uma parte dos integrantes das sociedades complexas, por exemplo, tem acesso a uma variedade culta ou padrão, considerada geralmente ‘a língua’, e associada tipicamente a conteúdos de prestígio. A língua padrão é um sistema comunicativo ao alcance de uma parte reduzida dos integrantes de uma comunidade; é um sistema associado a um patrimônio cultural apresentado como um corpus definido de valores, fixados na tradição escrita. Uma variedade linguística vale o que valem na sociedade os seus falantes, isto é, vale como reflexo do poder e da autoridade que eles têm nas relações econômicas e sociais.” (Maurizzio Gnerre. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p. 6) [com adaptações].
Infere-se do texto acima que:
Alternativas:
1 - As variedades linguísticas refletem características socioeconômicas de seus falantes.
2 - As variedades linguísticas são ensinadas pela escola e, consequentemente, só os falantes que frequentam a escola têm acesso a todas as variedades.
3 - Se o falante não detém o poder e não tem autoridade social, ele não consegue aprender a variedade culta de uma língua.
4 - A variedade padrão é uma invariante; por essa razão, representa adequadamente a língua de uma comunidade.
5 - Não há diferenciação dos falantes a partir da sua forma de falar.
Sua resposta:
1 - As variedades linguísticas refletem características socioeconômicas de seus falantes.
Questão 5:
Na frase: “Maria viu Pedro saindo com Joana quando ela tinha combinado o contrário.” Que elemento prejudica a qualidade do texto?
Alternativas:
1 - Eco
2 - Preciosismo
3 - Ambiguidade
4 - Estrangeirismo
5 - Cacofonia
Sua resposta:
5 - Cacofonia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário