terça-feira, 16 de outubro de 2012
Av 2 - Psicologia da Educação II
Questão 1:
A autora Márcia Regina Terra do artigo “O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET”, indicado para leitura em sua web-aula, afirma a teoria de Piaget como pertencente a uma linha:
Alternativas
1 - behaviorista, na medida que entende que o pensamento humano é uma resposta a estímulos ambientais
2 - humanista, na medida em que Piaget prega que o ser humano nasceu para a auto-realização
3 - interacionista que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral - o materialismo mecanicista e o idealismo
4 - mecanicista que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral - o interacionismo e o idealismo
5 -
idealista que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral - o materialismo mecanicista e o interacionismo
Sua resposta
3 - interacionista que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral - o materialismo mecanicista e o idealismo
Questão 2:
Neste estágio do desenvolvimento cognitivo, a criança apresenta pensamento pré-lógico, pré-causal, mágico, animista e artificialista. Estamos tratando do estágio:
Alternativas
1 - Pré-Operatório
2 - Operatório Formal
3 - Operatório Motor
4 - Sensório-Motor
5 - Operatório Concreto
Sua resposta
1 - Pré-Operatório
Questão 3:
Podemos afirmar que quando o sujeito adquire a capacidade de elaborar pensamentos hipotético-dedutivos, de interagir com seus próprios pensamentos sem a necessidade de se aopiar em objetos concretos para testar suas hipóteses, ele está no estágio:
Alternativas
1 - Operatório Motor
2 - Sensório-Motor
3 - Operatório Concreto
4 - Pré-Operatório
5 - Operatório Formal
Sua resposta
5 - Operatório Formal
Questão 4:
A partir da leitura do texto “Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas” de Carlos Nogueira Fino, podemos afirmar que signos e ferramentas:
Alternativas
1 - são sinônimos, logo, ambos têm a função de alterar o estado da natureza
2 - são criados naturalmente por determinações genéticas que tornam o homem biologicamente simbólico
3 - exercem função mediadora para que o indivíduo provoque mudanças sobre ele mesmo e sobre a natureza, respectivamente.
4 - precisam ser descartados continuamente para haver evolução
5 - podem substituir um ao outro em qualquer ocasião
Sua resposta
3 - exercem função mediadora para que o indivíduo provoque mudanças sobre ele mesmo e sobre a natureza, respectivamente.
Questão 5:
Segundo Vygotsky, o ser humano aprende
Alternativas
1 - naturalmente, sem a necessidade de intervenção de outro ser humano
2 - ao colocar em ação mecanismos de assimilação e acomodação, desenvolvendo assim sua estrutura cognitiva
3 - sempre de modo mecânico, por imitação dos demais que devem apenas servir como exemplo
4 - de forma cíclica e dialética e isso favorece mudanças integrais que servem como ponto de partida para uma próxima aprendizagem
5 - com o tempo, mas é preciso também desaprender para poder se renovar
Sua resposta
4 - de forma cíclica e dialética e isso favorece mudanças integrais que servem como ponto de partida para uma próxima aprendizagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário