terça-feira, 16 de outubro de 2012

Av 3 - Psicologia da Educação II


Questão 1: 
 No fim do Séc. XIX o Positivismo postulava princípios para se alcançar verdades científicas. Leia:

“O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry Myers (1966), o "Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa (fora do mundo material), mas sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação" (www.brasilescola.com)

Sob esse espírito científico que domina o fim do Séc. XIX na Europa, na Alemanha surgiu a Psicologia Científica, com Wilhelm Wundt, como você já estudou. O objetivo de Wundt era:


Alternativas
1 -
entender como funcionava a consciência humana, por meio da sensação de experiências místicas vivenciadas em templos religiosos
2 -
entender como funcionava a consciência dos animais, por meio de estímulos e observação de comportamentos de pombos e ratos
3 -
entender como funcionava o inconsciente humano, por meio de sessões terapêuticas em que pacientes faziam e relatavam por associação livre suas idéias e fantasias
4 -
estudar as reações humanas decorrentes da exposição a estímulos simples, como alta temperatura e luz forte, de modo que sua teoria buscava reduzir complexas experiências humanas a simples reações a estímulos..
5 -
entender como funcionava o sistema orgânico da visão humana, analisando olhos e nervos visuais em funcionamento durante estímulos luminosos
Sua resposta
4 - estudar as reações humanas decorrentes da exposição a estímulos simples, como alta temperatura e luz forte, de modo que sua teoria buscava reduzir complexas experiências humanas a simples reações a estímulos..

Questão 2: 
 A corrente psicológica conhecida como Gestalt também estudava os processos de percepção do ser humano, porém:

Alternativas
1 -
afirmava que estes processos só poderiam ser compreendidos se analisados em sua totalidade e não por meio da análise separada de cada uma de suas partes
2 -
não se importava com o modo como os processos perceptivos afetavam o comportamento humano
3 -
afirmava que estes processos só poderiam ser analisados em suas partes, nunca em sua totalidade
4 -
os compreendia como causados por forças misteriosas de natureza sobrenatural que a ciência talvez um dia desvendasse
5 -
radicalizava as experiências de Wundt, chegando mesmo a ter cometido erros que culminariam em perda de vidas
Sua resposta
3- afirmava que estes processos só poderiam ser compreendidos se analisados em sua totalidade e não por meio da análise separada de cada uma de suas partes

Questão 3: 
 Um dos mais importantes conceitos elaborados  pela Psicologia é este que define _______________ como um processo de mudança de comportamento, em termos de conhecimentos teóricos ou de habilidades práticas, provocado pela experiência cotidiana e/ou interação com pessoas, em que estejam interagindo aspectos emocionais, psicológicos e mentais do indivíduo com o ambiente que o circunda. Preencha a lacuna com um dos termos abaixo:


Alternativas
1 -Desenvolvimento
2 - Afetividade
3 -Aprendizagem
4 -Inteligência
5 -Comunicação
Sua resposta
3 -Aprendizagem

Questão 4: 
 Ao estudarmos desenvolvimento humano do ponto de vista psicológico, estudamos aspectos Psíquicos (de difícil observação) e aspectos observáveis, divididos em cinco campos:

Alternativas
1 -Comportamentos em situações escolares, trabalhistas, religiosas, íntimas e familiares
2 -Comportamentos adaptativos, motor grosseiro, motor delicado, de linguagem, pessoal-social
3 -Comportamentos físicos de cabeça, pernas, braços, mãos e pés
4 -Comportamentos morais, imorais, introvertidos, extrovertidos e neutros
5 -Comportamentos culturais locais, regionais, nacionais, internacionais e intercontinentais
Sua resposta
2- Comportamentos adaptativos, motor grosseiro, motor delicado, de linguagem, pessoal-social

Questão 5: 
 A Hereditariedade é um dos fatores que afetam o desenvolvimento humano, segundo Bock, Furtado e Teixeira (1999). Podemos entender Hereditariedade como:

Alternativas
1 -Carga genética do indivíduo, a qual determina apenas por si mesma aquilo que o sujeito será em termos de comportamento
2 -Carga genética do indivíduo, a qual na verdade não tem influência no comportamento do sujeito, pois este é determinado apenas por fatores ambientais
3 -Herança de comportamentos que desenvolvemos pelo hábito da observação de nossos pais
4 -Comportamentos da família que adotamos como nossos devido à imensa proximidade que se dá na infância
5 -Carga genética do indivíduo, a qual estabelece seu potencial que pode ou não desenvolver-se, de acordo com a interação com outros fatores.
Sua resposta
5 -Carga genética do indivíduo, a qual estabelece seu potencial que pode ou não desenvolver-se, de acordo com a interação com outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário