terça-feira, 16 de outubro de 2012
Av 4 - Psicologia da Educação II
Questão 1:
Na seção sobre o Behaviorismo, você estudou a Lei do Efeito de Thorndike, a qual afirma que:
Alternativas
1 -para toda ação há uma reação proporcional
2 -todo comportamento de toda e qualquer pessoa exerce efeito sobre todo o conjunto de pessoas ao seu redor
3 -mudando-se um pequeno detalhe na história de vida de um sujeito, ocorre uma imensa cadeia de efeitos futuros incontroláveis
4 -é provável que o comportamento que produz um efeito satisfatório seja realizado novamente, ao passo que o comportamento que produz um efeito negativo provavelmente será eliminado.
5 -a genética exerce efeito irreversível sobre todo comportamento
Sua resposta
4 -é provável que o comportamento que produz um efeito satisfatório seja realizado novamente, ao passo que o comportamento que produz um efeito negativo provavelmente será eliminado.
Questão 2:
Ainda dentro de seus estudos sobre Behaviorismo, que nome damos à conseqüência de um comportamento (satisfatória do ponto de vista do organismo que emitiu este comportamento e que sofreu esta conseqüência) que tende a fazer com que o comportamento se repita ou se intensifique?
Alternativas
1 -Punitiva
2 -Negativa
3 -Reforçadora
4 -Extintora
5 -Generalizadora
Sua resposta
3 -Reforçadora
Questão 3:
A Punição pode ter efeitos em termos de aprendizagem, mas gera conseqüências nocivas para quem a sofre. Uma das desvantagens da Punição segundo Skinner é que:
Alternativas
1 -ela pode ser leve demais quando aplicada por pais bonzinhos e isso estraga a criança
2 -ela apenas suprime o comportamento indesejado, não ajuda a desaprender o comportamento nem ensina outro, mais desejável.
3 -toda punição se transforma sempre em rebeldia e ódio por parte de quem é punido, o qual vai destruir a sociedade onde vive
4 -ela tende a reforçar o comportamento da pessoa
5 -ela não corresponde a uma atitude realmente cristã de amor ao próximo
Sua resposta
2 -ela apenas suprime o comportamento indesejado, não ajuda a desaprender o comportamento nem ensina outro, mais desejável.
Questão 4:
Ao estudar os progressos do pensamento da criança na seção do livro que trata de Piaget, você aprendeu que a partir de determinado estágio a criança consegue conservar noções de substância, peso, volume, comprimento e superfícies após mudanças. De que estágio estamos tratando?
Alternativas
1 - Pré-Operatório
2 - Operatório Formal
3 - Operatório Motor
4 - Sensório-Motor
5 - Operatório Concreto
Sua resposta
5 - Operatório Concreto
Questão 5:
Segundo Vygotsky, ao definirmos um instrumento do pensamento que antes está presente no meio interpessoal (na sociedade) e que depois é internalizado pelo sujeito, adquirindo uma função intrapessoal, estamos tratando do conceito de:
Alternativas
1 -Linguagem
2 -Nível de Desenvolvimento Real
3 -Nível de Desenvolvimento Potencial
4 -Zona de Desenvolvimento Proximal
5 -Mediação
Sua resposta
1 -Linguagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário