terça-feira, 16 de outubro de 2012

Av 1 - Psicologia da Educação II


Questão 1: 

No artigo que você estudou indicado na Unidade I, intitulado “Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia”, de Cambaúva, Silva e Ferreira, as autoras explicam que o homem cria as ciências como forma de compreensão do mundo; entre essas ciências cria a psicologia. Com qual objetivo ele cria a Psicologia?


Alternativas
1 - de tratar as pessoas que não se encaixam nos padrões sociais
2 - de entendimento do que hoje chamamos subjetividade, bem como a interpretação desta na sua relação com o mundo e com outros homens.
3 - de estudar melhores técnicas de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais
4 - de gerar uma oposição à Filosofia simplesmente
5 - de entendimento de modos de produção fabril humanos mais eficazes e rentáveis
Sua resposta
2 - de entendimento do que hoje chamamos subjetividade, bem como a interpretação desta na sua relação com o mundo e com outros homens.


Questão 2: 
 A Psicologia é uma ciência que investiga processos como:

Alternativas
1 - Política e Movimentos Sociais
2 - Variações Econômicas e Personalidade
3 - Memória, Comunicação Interpessoal e Motivação
4 - Projeções Geométricas Populacionais e Sentimentos
5 - Análise Morfológica da Linguagem e Aprendizagem
Sua resposta
3 - Memória, Comunicação Interpessoal e Motivação


Questão 3: 
Segundo a autora Márcia Mota, do artigo “Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica”, indicado para leitura em sua web-aula, que variáveis são estudadas para se compreender o desenvolvimento humano?

Alternativas
1 - O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida.
2 -
O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis econômicas, políticas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida.
3 - O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, filosóficas e algébricas em todo ciclo da vida
4 - O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis ambientais, históricas e organizacionais em todo ciclo da vida.
5 - O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis educacionais públicas e privadas em todo ciclo da vida.
Sua resposta
1 - O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida.

Questão 4: 
É importante que a Psicologia ofereça apoio na organização das condições para a aprendizagem infantil, favorecendo a ativação de processos internos de desenvolvimento. Ela o faz graças aos avanços científicos e teóricos de uma de suas áreas, a:

Alternativas
1 - Psicologia Clínica
2 - Psicologia do Desenvolvimento
3 - Psicologia Psicanalítica
4 - Psicologia Organizacional
5 - Psicologia Infantil
Sua resposta
2 - Psicologia do Desenvolvimento

Questão 5: 
O campo de conhecimento denominado “Psicologia da Educação” é construído a partir:

Alternativas
1 -
de teorias filosóficas construídas na Grécia Antiga pelos pensadores conhecidos como filósofos socráticos
2 -
de conhecimentos aprimorados por anos, referentes aos bons modos de comportamento e convivência social
3 -
dos estudos de Wilhelm Wundt, pai da Psicologia, os quais se concentravam na descoberta da estrutura da consciência humana
4 -
da integração entre ciências que lhe dão base, sendo estas a Pedagogia e a Sociologia, ambas estudiosas dos grupos escolares
5 -
da união de conhecimentos advindos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem, aplicando de forma prática estes conceitos na Educação.
Sua resposta
5 -
da união de conhecimentos advindos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem, aplicando de forma prática estes conceitos na Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário