terça-feira, 16 de outubro de 2012
Av 3 - Educação e Diversidade : Relações Étnico - Raciais
Questão 1:
Observe a imagem:
Esta não é apenas a fotografia de um menino e uma menina. Ela é a representação de vários valores culturais de nossa sociedade. Podemos dizer isso, pois a identidade e a diferença não podem ser compreendidas “fora dos sistemas de significação nos quais adquirem sentido”. A razão disso é que:
Alternativas
1 -todos somos absolutamente iguais.
2 -a identidade e a diferença são compostas por seres culturais.
3 -há pessoas superiores e pessoas inferiores.
4 -os homens sempre se mantiveram submissos às mulheres.
5 -a escola deve manter as desigualdades entre os gêneros.
Sua resposta
2 -a identidade e a diferença são compostas por seres culturais.
Questão 2:
Observe a imagem:
Esta é uma fotografia de uma classe com alunos e alunas norte-americanos. Assim como no Brasil, a diversidade está presente na sociedade dos Estados Unidos. Também lá, a qualidade da educação tem sido motivo de preocupação. Sobre o conceito de educação, podemos afirmar que:
Alternativas
1 -somente existe nas sociedades ocidentais.
2 -inexiste nas sociedades sem escrita.
3 -apenas pode ocorrer em escolas bem estruturadas como as norte-americanas.
4 -está vinculada à capacidade intelectual determinada pela raça dos alunos.
5 -consiste na transmissão do legado cultural de uma geração para outra mais jovem.
Sua resposta
5 -consiste na transmissão do legado cultural de uma geração para outra mais jovem.
Questão 3:
Observe a imagem:
A fotografia refere-se a um famoso programa da TV. A ficção, nesse caso, reflete uma realidade cada vez mais comum: a presença e a valorização da diversidade na escola. Diante disso,
Alternativas
1 -o estudo da diversidade se torna imperativo para os educadores.
2 -cabe aos professores valorizar a desigualdade para excluir os diferentes.
3 -os pedagogos devem procurar não enxergar as diferenças.
4 -os educadores devem ignorar a desigualdade para evitar os conflitos.
5 -os alunos diferentes devem ser colocados em escolas diferentes.
Sua resposta
1 -o estudo da diversidade se torna imperativo para os educadores.
Questão 4:
Observe o gráfico:
Podemos perceber que está havendo um crescimento na conclusão do Ensino Médio. Mas ainda está longe do ideal. Em relação aos pedagogos, isso significa que:
Alternativas
1 -os pedagogos estão isentos de se preocupar com essa questão.
2 -é problema apenas do governo.
3 -o maior compromisso é com a democratização do saber.
4 -o ideal é que 60% dos alunos concluam o Ensino Médio.
5 -são desnecessários para a democratização da educação.
Sua resposta
3 -o maior compromisso é com a democratização do saber.
Questão 5:
Observe o gráfico:
O gráfico indica uma diminuição do número de analfabetos e, portanto, que mais pessoas estão frequentando a escola no Brasil. No entanto, a qualidade da educação não é tão satisfatória quanto gostaríamos. Um dos motivos disso é:
Alternativas
1 -a incompetência dos professores que não desejam a diversidade nas escolas.
2 -a excelente preparação dos professores e pedagogos formados pelas universidades brasileiras.
3 -o pouco desenvolvimento intelectual da maioria dos brasileiros.
4 -durante vários anos os educadores foram formados através de uma visão homogeneizadora da sociedade brasileira.
5 -a natureza preguiçosa que caracteriza o povo brasileiro.
Sua resposta
4 -durante vários anos os educadores foram formados através de uma visão homogeneizadora da sociedade brasileira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário