terça-feira, 16 de outubro de 2012
Av 2 - Educação e Diversidade : Relações Étnico - Raciais
Questão 1:
Devemos estar cientes, portanto, que os preconceitos são frutos dessas representações sociais. Nós, seres humanos, é que damos importância a determinados aspectos e não a outros. Portanto, é quase impossível não fazer um juízo de valor de nossos alunos. No entanto, o professor deve:
Alternativas
1 -garantir que suas representações sejam impostas aos alunos.
2 -procurar anular as representações dos alunos.
3 -observar as representações dos alunos com o objetivo de alterá-las.
4 -esforçar-se em reconhecer quais as representações equivocadas que possui e trabalhar para mudá-las.
5 -partilhar qualquer representação com os alunos, inclusive as preconceituosas.
Sua resposta
4 -esforçar-se em reconhecer quais as representações equivocadas que possui e trabalhar para mudá-las.
Questão 2:
O pedagogo deverá promover a inclusão verdadeira das diferenças, não permitindo que o preconceito continue a ser transmitido,
Alternativas
1 -apenas entre os alunos.
2 -apenas entre os professores.
3 -inclusive entre os professores.
4 -pois o pedagogo não tem preconceitos.
5 -auxiliando a eugenia.
Sua resposta
3 -inclusive entre os professores.
Questão 3:
Observe a imagem:
A imagem mostra um exemplo de inclusão na escola. Sobre a ideia de inclusão, podemos afirmar que:
Alternativas
1 -é garantia de formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
2 -é um problema sobre o qual não temos controle algum.
3 -é útil para preparar mão-de-obra barata para o mercado de trabalho.
4 -limita-se em permitir a frequência de jovens e crianças nas escolas públicas.
5 -promove a segregação dos diferentes para favorecer a aprendizagem.
Sua resposta
1 -é garantia de formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
Questão 4:
No Brasil, é comum que a propaganda governamental apesente uma realidade que nem sempre corresponde ao que vemos no cotidiano. Sobre essas contradições entre os discursos oficiais e a prática cotidiana dos professores e alunos, considere as seguintes afirmações, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Como os governantes deixam de fornecer as condições ideais, os professores estão isentos de qualquer responsabilidade nesta questão.
( ) Os professores e os pais também devem promover ações de inclusão de todos os alunos.
( ) Todos os indivíduos devem cobrar das autoridades medidas reais de inclusão de todos no sistema educacional.
( ) As famílias devem deixar essa questão apenas para os professores, pois eles são capacitados para resolvê-la.
A ordem correta das respostas está expressa na alternativa:
Alternativas
1 -F, V, V, V.
2 -F, V, V, F.
3 -V, F, V, F.
4 -F, V, F, V.
5 -F, F, V, V.
Sua resposta
2 -F, V, V, F.
Questão 5:
Observe o gráfico
Leia também a seguinte afirmação: “Se apenas considerássemos o número de alunos na escola, já teríamos resolvido o problema”. No entanto:
Alternativas
1 -sabemos que os alunos são todos preguiçosos e não querem aprender.
2 -estamos cientes de que os professores recebem cursos de capacitação.
3 -todas as crianças e jovens na escola garante, automaticamente, a inclusão.
4 -é impossível garantir a inclusão, pois somos diferentes.
5 -colocar todos os alunos na escola é apenas parte do processo de inclusão.
Sua resposta
5 -colocar todos os alunos na escola é apenas parte do processo de inclusão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá eu vou fazer uma prova no próximo dia 28/10 sobre educação e diversidade, será que você poderia me mandar um gabarito pronto da faculdade anhanguera? Obrigada
ResponderExcluirOla também gostaria teria como me enviar por favor
Excluir